Portal do TCE
ISO 9001
ISO 50001
Página do TCE-MT no Facebook
Página do TCE-MT no Twitter
Feeds de Notícias do TCE-MT
Tamanho da letra: A A A

Notícias

Terça, 8 de Outubro de 2019, 10h43

TCE-MT se engaja na campanha Outubro Rosa com slogan "A hora é agora. Previna-se"

Diante da importância da prevenção e do diagnóstico precoce, o TCE de Mato Grosso se veste de rosa para lembrar a sociedade: não deixe para depois o autoexame"
GONÇALO DOMINGOS DE CAMPOS NETO

 Presidente do TCE-MT, conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto

O Tribunal de Contas de Mato Grosso aderiu à ação mundial de conscientização sobre o câncer de mama. Na abertura da sessão do Tribunal Pleno nesta terça-feira (8/10), o conselheiro presidente Gonçalo Domingos de Campos Neto comunicou o engajamento na campanha Outubro Rosa e anunciou o slogan usado pelo TCE-MT, "A hora é agora. Previna-se", que esta estampado nas inúmeras peças de estímulo à prevenção. "Diante da importância da prevenção e do diagnóstico precoce, o TCE de Mato Grosso se veste de rosa para lembrar a sociedade: não deixe para depois o autoexame", afirmou.

Simbolicamente, iniciou a ação solicitando a colocação de um laço cor de rosa na lapela do blazer da conselheira interina Jaqueline Jacobsen, representante feminina no colegiado. O conselheiro Guilherme Maluf, que também é médico, sugeriu que o TCE-MT fizesse uma ação junto aos secretários de saúde do Estado e de municípios no sentido de promover uma política voltada para a prevenção, com a aquisição de mamógrafos e oferta de exames.

Outubro Rosa
 A HORA É AGORA. PREVINA-SE
 Servidores da Presidência aderiram à campanha Outubro Rosa e vieram trabalhar vestindo a cor que simboliza a luta contra o câncer de mama

 

 Conselheira interina do TCE-MT, Jaqueline Jacobsen
 Conselheiro do Tribunal de Contas, Guilher Antonio Maluf

"O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. O câncer de mama responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos dessa doença em mulheres, em todos os países. No Brasil, esse percentual é de 29%', alertou o conselheiro presidente, observando que não se deve deixar para depois a consulta médica, nem a adoção de hábitos saudáveis. O conselheiro Domingos Neto observou, inclusive, que embora pequena, há registro de incidência desse tipo de câncer em homens.

Instagram

Sigam o TCE-MT

Apoiando a iniciativa da Presidência, o conselheiro Guilherme Maluf lembrou que o câncer de mama tem cura, mas que o importante é a prevenção, com a realização de exames. Por isso, para ele, o poder público tem que investir na aquisição de equipamentos que facilitem a realização de exames. Segundo ele, não há a necessidade de aquisição de mamógrafos para cada um dos municípios mato-grossenses. Porém, é fundamental a existência desses equipamentos em centros de referência e a promoção de uma política pública de oferta do exame.

No TCE-MT, foram realizadas várias ações de estímulo à prevenção, com colocação de murais especiais, fundo de telas nos computadores, painéis nos acessos aos prédios, afixação de adesivos e distribuição de laços cor de rosa e iluminação rosa na fachada dos prédios. O Núcleo Qualidade de Vida organizou uma programação alusiva ao Outubro Rosa, na recepção do Edifício Marechal Rondon. Também foi lançada uma campanha de recolhimento de lenços para doação às mulheres em tratamento de câncer. Já o conselheiro presidente Domingos Neto liderou a ação em seu próprio gabinete, pedindo que todos os servidores trajassem roupas cor rosa nesta terça-feira.

  UMA CAUSA DE TODOS
  Colaborada posa pra foto na ação publicitária "Outubro Rosa - A hora é agora. Previna-se" promovida pelo TCE-MT
Ajax-loader3   Por favor, aguarde ...

Veja também


+ NOTÍCIAS
Flag MT

Tribunal de Contas de Mato Grosso
Copyright © 2012

Rua Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, - Ed. Marechal Rondon - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT
CEP 78049-915 - Horário de Funcionamento: 08h às 18h - Fone: (65) 3613-7550 - Email: tce@tce.mt.gov.br