Portal do TCE
ISO 9001
ISO 50001
Página do TCE-MT no Facebook
Página do TCE-MT no Twitter
Feeds de Notícias do TCE-MT
Tamanho da letra: A A A

Perguntas e Respostas

Perguntas e respostas frequentes referentes ao SIGA


1. Qual é o objetivo projeto SIGA, a prestação de contas ao TCE?
O SIGA vai além da prestação de contas, tem como objetivo fornecer ao fiscalizado um sistema de informação único, padronizado, em conformidade com a legislação, 100% web, seguro, mantido por um datacenter e continuado pelo TCE, que permita ao fiscalizado operacionalizar as rotinas contábil, administrativa e prestação de contas.

2. Quais os módulos suportados pelo SIGA?
O sistema contempla os módulos Contábil, Administrativo e Prestação de Contas em sua primeira versão.

3. Substituirá algum sistema informatizado contábil ou administrativo?
Sim, substituirá o sistema Contábil e o Administrativo dos fiscalizados em sua primeira versão .

4. Com a adoção deste sistema torna-se desnecessária a utilização de outro software que a administração atualmente loca?
Com a utilização do SIGA, não haverá mais a necessidade da locação dos módulos Contábil e Administrativo.

5. A geração de cargas do APLIC deixará de existir, uma vez que o TCE será o detentor dos dados dos fiscalizados? Teremos ainda que gerar cargas?
Futuramente para os fiscalizados que passarem a utilizar o SIGA, a geração de cargas do APLIC será facilitada, mas neste momento ainda se faz necessário.

O sistema contempla os módulos Contábil, Administrativo e Prestação de Contas em sua primeira versão, o módulo de prestação de contas gera as cargas, neste primeiro momento somente as cargas com dados do Contábil e do Administrativo serão geradas pelo SIGA.

6. Nesta primeira versão não contempla o subsistema de Tributação e de Pessoal, neste caso a prefeitura manterá o software contratado e os subsistemas do Tribunal serão integrados a estes para envio das informações atualmente encaminhadas via Aplic?
Sim, os módulos de Tributação e de Pessoal não fazem parte desta primeira versão, temos a disponibilização de funcionalidades para que sejam digitadas as informações oriundas de outros sistemas, como também solicitaremos para as prestadoras que exportem os dados necessários para que possamos importar estes dados.

7. A adoção do SIGA pelo fiscalizado é facultada ou obrigatória?
É facultada.

8. O SIGA utiliza tecnologia Web?
Sim, poderá ser acessado de qualquer lugar.

9. Como ficará o envio das cargas tendo em vista que o SIGA não contempla o módulo de Folha de Pagamento e o Tributário?

a) O usuário irá baixar em seu computador os arquivos xmls gerados pelo SIGA (Contábil e Administrativo), em formato zip;
b) Este arquivo zip deverá ser extraído em uma pasta na qual serão também adicionados os demais arquivos gerados pelo módulo Tributário e de Folha de Pagamento;
c) Utilizar a ferramenta AplicPré-validação para validar as cargas e prepará-las para envio para o TCE, através do PUG, como já é feito hoje;

10. Haverá a possibilidade de se instalar o SIGA em servidor local do próprio fiscalizado, replicando os dados para o datacenter do TCE?
Não há esta possibilidade.

11. Haverá custo para o fiscalizado com a utilização do SIGA?
Neste momento não.

12. E quanto ao suporte à utilização ao sistema, como isto acontecerá?
O TCE disponibilizará equipe de help-desk dedicada ao projeto, com capacidade para atender a todos os fiscalizados do Estado.

13. Haverão treinamentos nos municípios?
Sim. Eles acontecerão presencialmente e também através de EAD – Ensino à Distância.

14. Haverá importação/conversão de dados quando da implantação SIGA?
Algumas importações podem ser feitas, sendo de credores, materiais e patrimônio. Esforços neste sentido, desde que aproveitados para todos os fiscalizados, serão realizados.

15. E quando aos municípios que não possuem internet ou possuem internet ruim, que ação será tomada por parte do TCE?
O TCE está desenvolvendo projeto específico para solucionar este problema, através de internet via satélite e com qualidade suficiente para atender ao SIGA.

16. Existe a possibilidade de futuramente o TCE descontinuar o fornecimento do SIGA, e o fiscalizado que aderiu ter que voltar a utilizar o sistema de outras empresas?
Não. Este projeto foi institucionalizado pelo TCE através de resolução e inserção no planejamento estratégico de longo prazo, garantindo assim a sua continuidade nas gestões futuras.

17. Onde ficará o banco de dados dos fiscalizados? Quem se responsabilizará pela segurança da informação e eventuais problemas?
Todas as informações ficarão armazenadas em um data Center certificado, que possui a mais moderna tecnologia e segurança para atender aos requisitos do projeto. O TCE se responsabilizará pela guarda das informações e funcionamento do software.

18. Como serão tratadas as solicitações dos fiscalizados, como novos relatórios, funcionalidades, melhorias? Como será este atendimento?
Elas serão analisadas pela equipe do TCE e se forem viáveis, encaminhadas para área de desenvolvimento do projeto para implementação e disponibilização para todos os fiscalizados.

19. Será assinado um termo entre o fiscalizado e o TCE?
Sim. Será assinado um termo de cooperação técnica.

20. Qual é a velocidade de internet necessária para o bom funcionamento do sistema?
Isto depende do porte do fiscalizado e política de acesso a internet, entre 1 MB e 2 MB dedicados é possível se conseguir boa navegação.

21. Quando poderá ser feita a adesão para a utilização do SIGA?
Imediatamente. Os convites foram enviados aos fiscalizados para adesão imediata e aqueles que não o receberam, podem encaminhar solicitação à Presidência do TCE.

22. O SIGA foi desenvolvido pelo TCE ou por um terceiro?
O SIGA foi desenvolvido por um parceiro, adquirido e adaptado pelo TCE através de sua fábrica de software.

Ajax-loader3   Por favor, aguarde ...
Flag MT

Tribunal de Contas de Mato Grosso
Copyright © 2012

Rua Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, - Ed. Marechal Rondon - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT
CEP 78049-915 - Horário de Funcionamento: 08h às 18h - Fone: (65) 3613-7550 - Email: tce@tce.mt.gov.br