Portal do TCE
ISO 9001
ISO 50001
Página do TCE-MT no Facebook
Página do TCE-MT no Twitter
Feeds de Notícias do TCE-MT
Tamanho da letra: A A A

Notícias

Quinta, 12 de Maio de 2022, 14h54

Consultoria aponta viabilidade na instalação de usina fotovoltaica em prédios do TCE-MT

Thiago Bergamasco/TCE-MT

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae-MT) entregou ao Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), nesta quinta-feira (12), a conclusão do estudo de viabilidade para implantação de uma usina fotovoltaica nas dependências do órgão de controle externo. A utilização deste tipo de energia, limpa e renovável, considera a implementação de placas solares para o abastecimento, por ora, da unidade consumidora (UC) vinculada ao prédio administrativo e ao Ministério Público de Contas (MPC). 

A parceria entre as entidades se deu por meio da contratação de uma consultoria, concluída com a apresentação dos  resultados em duas etapas distintas, sendo que, ao término do levantamento, constatou-se a possibilidade de economia de até 72% no consumo de energia da referida unidade consumidora, com retorno financeiro estimado para um período médio de sete anos. 

"É uma ação que deve ser observada não só pelo retorno do investimento, mas também como como uma aliada na manutenção e melhoria dos aspectos auditados pela ISO 50001, como a sustentabilidade. Nosso propósito é sempre contribuir na redução da utilização de energias não renováveis" afirma o presidente do órgão, José Carlos Novelli. 

Na ocasião, o titular da Secretaria Executiva de Administração do TCE-MT, Vitor Turri Romano, adiantou que a previsão é de que a instalação aconteça no segundo semestre deste ano. "A partir deste estudo conseguimos saber em quais pontos as placas poderão ser instaladas. A mudança é importante porque proporciona a utilização de energia limpa, que não causa impacto ao meio ambiente", pontua. 

O secretário reforça que a instalação irá abastecer 100% das duas unidades consumidoras previstas no levantamento, num primeiro momento não incluindo o Edifício Marechal Rondon. "Para atingirmos esse abastecimento total da ala administrativa e do Ministério Público de Contas, precisaremos de uma usina aproximada de 2600 m², que será disposta conforme deliberação de nosso Presidente com base no relatório apresentado de áreas úteis disponíveis”.

Já o analista técnico e engenheiro eletricista do Sebrae-MT, Rhauan Dias, explica que a instalação de qualquer tecnologia nova exige um estudo preliminar que norteie o desenvolvimento efetivo do trabalho. "O Tribunal de Contas se sai bem ao contar com subsídio técnico e embasamento técnico para todas as decisões que têm impacto na economia e que são sustentáveis." 

Para ele, a modernidade exige a cada dia mais que pessoas, empresas e órgãos públicos assumam posicionamentos favoráveis à sustentabilidade. "Sem isso nós não conseguimos manter o nosso mundo. O Sebrae apoia nesse movimento justamente para trazer uma facilidade do entendimento e compreensão das novas tecnologias que estão envolvidas no processo", conclui.

 

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui

Ajax-loader3   Por favor, aguarde ...

Veja também


+ NOTÍCIAS
Flag MT

Tribunal de Contas de Mato Grosso
Copyright © 2012

Rua Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, - Ed. Marechal Rondon - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT
CEP 78049-915 - Horário de Funcionamento: 08h às 12h - Fone: (65) 3613-7550