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Diretrizes Pedagógicas

Diretrizes Pedagógicas:

  • Fortalecer a disseminação da cultura da excelência na instituição;
  • Estabeler parcerias com universidades públicas e privadas e institutos de pesquisa;
  • Adotar estratégias metodológicas para cursos e eventos, em sintonia com as premissas andragógicas;
  • Integrar atividades de formação e capacitação, de modo a favorecer a troca de experiências, promoção de sinergia, participação em grupo e o desenvolvimento de competências gerenciais, técnicas e comportamentais, de acordo com as especificidades e necessidades demandadas;
  • Oferecer cursos de formação e capacitação, nas modalidades presencial e a distância;
  • Propor a equidade de oportunidade e incentivo ao servidor para participar de cursos e eventos de formação e capacitação, visando seu desenvolvimento contínuo pessoal e profissional;
  • Fortalecer a missão institucional do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso e da Escola Superior de Contas, com melhoria contínua dos métodos e processos de trabalho;
  • Coordenar o processo técnico-pedagógico, executar e acompanhar os cursos e eventos definidos no Plano Anual de Capacitação;
  • Realizar avaliação de reação, de aprendizagem e de resultados, aplicados de forma integrada, visando estimar o retorno do investimento, da melhoria da prática pedagógica e mensuração dos resultados estratégicos.

O Processo Educativo é levado a cabo pela Escola Superior de Contas, pois busca sintonia entre a teoria e a prática, o saber e o fazer, cujo princípio é desenvolver e articular competências em todos os níveis estratégicos, focado nos negócios do TCE/MT - controle externo. Segun­do ÉBOLI (2004), há sete princípios que precisam ser seguidos para que um projeto de educação corporativa tenha êxito:

  • Competitividade: educação como forma de valorizar o capital intelectual e fator de competitividade organizacional.
  • Perpetuidade: educação que atenda, com equidade de oportunidades, ao desen­volvimento pessoal e profissional e que favoreça a consolidação, a disseminação e a transformação da cultura organizacional.
  • Conectividade: educação como instrumento gerador de relacionamentos, para a so­cialização do conhecimento e otimização do trabalho da Instituição.
  • Disponibilidade: aprendizagem a qualquer hora e qualquer lugar, gerando aprendizado contínuo e autodesenvolvimento.
  • Cidadania: formação de profissionais proativos, críticos e comprometidos, vi­sando promover ações que reflitam compromisso com a ética e a responsabilidade social.
  • Sustentabilidade: educação com respeito à ética e ao capital humano, buscando apri­morar as competências, em função da subsistência organizacional, sem esquecer do meio ambiente externo.
  • Parceria: parcerias internas, com líderes e gestores, para atuar como coeducadores na orientação, na construção e na avaliação das competências e parcerias externas, com instituições de ensino superior/consultorias.
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