Avaliação do Treinamento
Para verificação da eficácia do treinamento são realizadas as seguintes avaliações:
- de reação: logo após cada capacitação;
- de aprendizagem: pelo fornecedor do treinamento e;
- de resultados: como avaliação somativa e de validação do treinamento, após experienciação no ambiente de trabalho.
O instrumento de avaliação do impacto das capacitações nas práticas de gestão foi construído, segundo o Modelo de Avaliação Integrado e Somativo (MAIS), proposto por Borges Andrade (2006), que privilegia os aspectos instrucionais e de gestão.
Além de fornecer informações que auxiliam na tomada de decisão acerca das capacitações, tem como objetivos:
- atender aos indicadores do Gespública;
- subsidiar a demanda da Avaliação de Desempenho, com foco em Competência;
- subsidiar a elaboração do Plano de Capacitação Anual;
- orientar a programação de novos eventos de capacitação;
- produzir informações sistemáticas a fim de aferir o nível de eficácia das capacitações.
A avaliação somativa, definida no Projeto MAIS - Modelo de Avaliação Integrado e Somativo, tem como foco a identificação entre o que o servidor “aprendeu” e o que, efetivamente, está colocando em prática; avalia o plano de capacitação já desenvolvido e sua capacidade de produzir resultados, ou seja, empenho e desempenho.
Sua aplicação acontece por meio de questionário específico, encaminhado aos e-mails institucionais dos egressos, em dois momentos distintos e distantes, temporalmente, após a realização das capacitações, com questões que levantam dados dos insumos, procedimentos, processos, resultados e do ambiente no qual o servidor atua.