Bandeira do TCE
![]() |
O Tribunal de Contas de Mato Grosso instituiu sua Bandeira com a finalidade de afirmar e valorizar a sua identidade funcional. Por iniciativa do presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli, o Tribunal Pleno aprovou resolução instituindo o novo símbolo da Corte de Contas.
O Brasão do Estado chama a atenção para a mensagem em Latim “Virtute Plusquam Auro”, cuja tradução é “Pela virtude mais que pelo ouro”.
A tonalidade branca é uma representação da paz e harmonia na política, do otimismo e a dignidade que devem estar presentes no Estado. Sua forma geométrica corresponde a congruência das contas dos municípios para a análise do Tribunal de Contas do Estado e a reciprocidade desta corte em relação aos jurisdicionados.
A tonalidade azul petróleo representa sobriedade, seriedade e credibilidade que devem encerrar as decisões da Corte de Contas Estadual. Representa também a evolução de um princípio espiritual, a busca da perfeição.
A imagem de uma coluna estilizada faz referência às colunas dos Tribunais da antiguidade. Os três pilares representam equilíbrio, base sólida, idoneidade. O semi-círculo, é chamado de acento gráfico, que tem a função de quebrar o equilíbrio dos outros elementos como se fosse uma dúvida, um questionamento, que está diretamente associado ao papel do Tribunal na análise das contas públicas.
A arte da bandeira foi desenvolvida pelo publicitário Rodrigo Canellas, da Assessoria Especial de Comunicação.